Quais motivos podem levar à queda do implante dentário?
O implante dentário é a melhor maneira de repor um dente que foi perdido de vez. É um procedimento eficiente e considerado a melhor opção em vez das próteses fixas ou removíveis. No entanto, por motivos diversos é possível que haja uma queda no implante dentário. Veja a seguir o que fazer nesse caso.
Como é feito o implante dentário?
O dente implantado é fixado na boca do paciente por meio de um parafuso feito de titânio. O implante dura entre 10 e 20 anos, dependendo da boa higiene bucal realizada e da qualidade do material.
Algumas pessoas têm dúvidas quanto à durabilidade do parafuso, mas a verdade é que o titânio não enferruja e não corrói. Por isso, não há risco de quebra ou algo parecido. Pelo mesmo motivo é que não há risco de rejeição ao dente, o que muita gente acredita que é uma causa da queda do implante dentário.
Quais motivos podem levar à queda do implante dentário?
Se não há perigo de rejeição ao implante e nem corrosão do parafuso que sustenta o dente, o que pode causar a queda do implante dentário? Veja a seguir:
• Falta de higiene na região bucal;
• Implante realizado da maneira incorreta;
• Materiais de baixa qualidade utilizados na cirurgia;
• Cirurgia feita da maneira equivocada;
• Infecção no local da cirurgia.
E quando o dente fica mole?
Alguns pacientes relatam que sentem como se o implante dentário estivesse mole, o que também é muito incômodo.
No entanto, essa movimentação pode acontecer quando o dente fixado é apenas o dente provisório. Em implantes definitivos, não deve haver essa movimentação. Caso aconteça, é recomendado procurar atendimento o quanto antes. Algumas das causas do implante dentário mole podem ser:
Parafuso não fixado corretamente
O parafuso pode ficar frouxo quando recebe uma carga muito grande ou quando não é fixado corretamente na hora da cirurgia.
Parafuso de má qualidade
Quando o material usado não é de boa qualidade, é provável que ele não suporte a mastigação rotineira realizada pelos dentes e acabe quebrando. Este é um caso que exige a ida ao dentista com urgência.
Dificuldade na osseointegração
A osseointegração é a formação do osso ao redor do parafuso que, quando não acontece, faz com que o implante fique frouxo. Isso pode acontecer por vários motivos como:
• O hábito de fumar;
• Bruxismo que é o hábito de ranger os dentes;
• Problemas na limpeza do local.
O que fazer em caso de queda de implante dentário?
Mas, enfim, o que fazer quando o seu implante dentário cai? Não importa o motivo da queda do seu implante, a orientação é sempre procurar o dentista que realizou a cirurgia para que ele possa avaliar a situação, entender o motivo da queda e tomar as providências cabíveis.
Se por acaso o seu implante dentário cair, não tente colocar de volta no lugar. Apesar da vontade compreensível de restaurar logo o sorriso, espere um pouco, procure o dentista responsável pela sua cirurgia e o médico saberá corrigir esse problema.
Como vimos, a queda de um implante dentário não é um acontecimento natural, mas é mais comum do que imaginamos, principalmente por falhas na hora da cirurgia ou por hábitos ruins adotados pelo paciente. Caso ocorra uma situação desse tipo, a orientação é buscar atendimento odontológico o mais rápido possível.