Prótese protocolo: saiba o que é e como funciona o tratamento

Infelizmente, existem situações que podem levar à perda dos dentes, o que acaba trazendo consequências negativas para o indivíduo, como a redução da autoestima e a dificuldade para se alimentar. A boa notícia é que para esses casos há solução: a prótese protocolo.

Neste texto, você entenderá o que é a prótese protocolo e como a técnica pode ajudar nessa situação. Além disso, entenderá como ela é implantada e quais os seus benefícios para o paciente. Confira!

O que é a prótese protocolo?

A prótese protocolo é um modelo de prótese total fixa, que se assemelha a uma dentadura, mas sem o palato da prótese total, ou seja, quando ela é utilizada na maxila, não tem o “céu da boca” o que melhora a alimentação do paciente. Ela é instalada sobre quatro ou seis pinos de implantes, sendo que apenas dentistas qualificados podem realizar esse procedimento.

É importante ter cuidado com a sua limpeza, sendo necessária a remoção de todos os resíduos que ficarem nos pinos, bem como na prótese em si. Isso evitará o mau hálito e as placas bacterianas.

Atualmente, existem três tipos de prótese sobre implantes que podem ser feitas:

  • as removíveis,
  • as fixas,
  • as fixas que podem ser removidas pelos dentistas.

Prótese removível

Esse tipo de prótese fica retida nos implantes através de “botões”, o paciente tem liberdade para retirar a prótese, sobretudo nos momentos de higienização. Entretanto, é aconselhado que o tratamento seja feito com uma prótese removível inferior, sendo apenas a parte de cima fixa.

Prótese fixa

No protocolo fixo, a arcada é fixada na gengiva por meio da implantação de, no mínimo, quatro pinos. Dessa forma, fica presa de forma permanente. Geralmente, pacientes que têm próteses fixas precisam passar por um pequeno treinamento para entender como fazer a sua higienização bucal.

Prótese removível pelo dentista

Para pacientes que precisam de um acompanhamento mais próximo, existem os modelos de prótese protocolo que também são fixadas na boca do paciente, porém podem ser removidas durante as consultas, o que permite fazer uma análise mais completa do tratamento.

Além das diferenças no modo de implantação, esse tipo de prótese também pode ser feita com diferentes materiais. Hoje em dia, existem três possibilidades no mercado:

  • resina acrílica sobre uma estrutura de metal,
  • porcelana sobre estrutura de metal,
  • porcelana sobre estrutura de zircônia.

Acrílico sobre estrutura em metal

É a combinação mais conhecida. Ela traz um bom resultado final, porém a prótese pode ficar amarelada e sofrer desgastes com o tempo. Entretanto, com essa prótese o osso que suporta os implantes sofre menos impacto e, por isso, é indicada para quem tem algum tipo de deficiência ou fraqueza óssea.

Porcelana sobre estrutura em metal

Com a troca do acrílico pela porcelana, os dentes ficam mais harmoniosos e com aparência mais natural, além de retardar o amarelamento e o desgaste da prótese. Entretanto, esse modelo tem um custo bastante elevado, além de necessitar de uma boa base óssea, já que serão implantados de oito a nove implantes.

Porcelana sobre estrutura em zircônia

Para quem quer um ótimo resultado, mas sem gastar muito, a prótese em porcelana sobre estrutura em zircônia é uma boa opção. De qualquer maneira, é importante conversar com o seu dentista para saber qual modelo e material são os mais indicados para o seu caso.

Zircônia pura

Outra opção para quem quer dentes com aparência natural e por um preço mais acessível é a prótese feita completamente de zircônia. Elas são feitas com o auxílio da tecnologia, por meio de um planejamento digital e fresagens computadorizadas.

Como funciona esse tratamento?

Após a cirurgia do implante dos pinos, a prótese será adicionada. Não é necessário adicionar cada dente à arcada, já que todos são implantados juntos na gengiva do paciente.

Cada modelo de prótese necessita de um certo número de implantes para que se fixe corretamente. Além disso, outros fatores — como o estado do osso que servirá como base — também precisa ser avaliado. Após isso, os implantes podem ser adicionados.

Depois de colocados os implantes, é necessário esperar o período de cicatrização, chamado de osseointegração. Antes da implantação das próteses é necessário fazer a reabertura para que o osso ao redor dos implantes esteja cicatrizado.

Entretanto, em algumas situações pode ocorrer uma reabsorção óssea, o que obriga o dentista a realizar outros métodos na tentativa de reverter a situação. Serão necessárias de quatro à seis sessões para que todo o implante seja finalizado.

As próteses devem ser trocadas a cada certo período de tempo, já que elas podem se desgastar ou, até mesmo, sofrer algum tipo de dano. A durabilidade depende da qualidade do procedimento e dos cuidados do paciente.

Quais os seus benefícios?

Um dos principais benefícios de se investir em uma prótese protocolo é a sua resistência. Com ela, o paciente tem todas as suas funções mastigatórias, o que permite que ele coma o que quiser, sem preocupações.

Ela também é bastante fiel ao formato natural dos dentes, o que ajuda na melhora da autoestima do paciente Além disso, elas são fixas nos implantes e dispensam o uso de adesivos ou pastas fixadoras.

A prótese de protocolo é realizada por meio de uma técnica chamada de carga imediata. Com ela, são conseguidos resultados mais rápidos em relação à recuperação do paciente, permitindo que ele possa realizar suas atividades normais em menos tempo, se comparados a outros procedimentos.

Quando ele deve ser realizado?

Esse procedimento deve ser feito quando existe a perda total ou de grande parte dos dentes. Sem eles, as funções mastigatórias são consideravelmente comprometidas, além de ocasionar dificuldade na fala.

Ao adicionar dentaduras convencionais ou outros procedimentos, o resultado pode não ficar tão natural, além da necessidade de colar a prótese regularmente, o que pode causar incômodo.

Antes de o procedimento ser realizado, é necessário fazer uma tomografia (exame de imagem) para valiar se o paciente conta com massa óssea suficiente para realizar o tratamento. Caso algo irregular seja encontrado, outras possibilidades devem ser analisadas.

Qual a diferença entra a dentadura fixas a prótese protocolo?

Por mais que sejam parecidas, existem diferenças entre dentadura fixa e prótese protocolo. Na prótese protocolo pode ser necessária a aplicação de acrílico e de bordas mais extensas, adicionadas em determinadas situações ou quando se percebe uma fraqueza óssea. Além disso, elas divergem quanto ao tamanho.

Pronto! Agora você já sabe o que é uma prótese protocolo. Após esse tratamento, você passa a ter uma boca mais saudável, dentes mais resistentes, um sorriso mais bonito e uma qualidade de vida muito melhor.

Na Voito, esse é um dos procedimentos mais procurados, devido à sua grande taxa de sucesso. Quer saber mais sobre ele? Entre em contato conosco para que possamos tirar as suas dúvidas! Teremos prazer em atendê-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.