Placa bacteriana: entenda o que é e como remover dos dentes

Manter a saúde bucal em dia é um grande desafio para a maioria das pessoas. Nesse sentido, uma das maiores vilãs dos dentes é a chamada placa bacteriana, um problema aparentemente inofensivo, mas que pode gerar uma série de transtornos à nossa boca.

Apesar de ser um problema bastante comum, a placa bacteriana pode ser removida dos dentes com algumas atitudes cotidianas simples que fazem toda a diferença. Entenda a seguir o que é a placa bacteriana, como ela se forma e como removê-la para garantir dentes saudáveis e bonitos!

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana não tem esse nome à toa. Trata-se de uma película invisível e pegajosa que se deposita sobre os dentes e a gengiva, e que é formada basicamente por bactérias presentes em nossa boca, além de outros micro-organismos e restos alimentares.

Também conhecida como biofilme dental, ela está presente na boca de todas as pessoas, especialmente em casos de má higiene bucal. Nesse caso, os restos de uma refeição ficam depositados nos dentes e acabam servindo de alimento para as bactérias do meio bucal.

É justamente da interação entre estes micro-organismos e os restos alimentares que se forma a placa bacteriana.

Como identificar a placa bacteriana?

Sendo a placa bacteriana uma camada transparente de bactérias que se deposita sobre os dentes, você pode estar se perguntado: afinal, como identificar o problema?

Nesse sentido, a coisa mais importante a se fazer é prestar atenção à aparência dos seus dentes. Quando eles aparentam maior aspereza ou quando estão amarelados, é sinal de que algo não vai bem com a sua higiene bucal. A sensação de que eles estão sujos mesmo após a escovação também pode ser um indicativo da presença da placa bacteriana.

Como remover a placa bacteriana dos dentes?

A remoção da placa bacteriana é fundamental para garantir a saúde bucal. Mas o fato é que muitas pessoas têm dificuldade de se livrar deste problema. Pior ainda: acreditam que ele só possa ser tratado em um consultório.

A solução para a placa bacteriana é mais simples do que parece e pode ser resumida em três palavras: higiene bucal adequada. O ideal é higienizar dentes, gengiva e língua de forma constante ao longo do dia, pelo menos três vezes durante esse período, principalmente após as refeições e antes de dormir.

Além disso, é importante se atentar ao uso de escovas de dente adequadas (que devem ser trocadas a cada três meses), fio dental, pastas com flúor e enxaguantes bucais antimicrobianos. Diminuir a ingestão de alimentos ricos em amido ou açúcar e visitar um dentista regularmente também ajudam – e muito! – a remover a placa bacteriana dos dentes.

Lembre-se: manter a higiene bucal é uma forma simples e eficaz de combater a placa bacteriana. Do contrário, pode haver a formação de outros problemas, como tártaro, gengivite e cárie, além de poder afetar também a garganta e a língua e causar mau hálito.

Para esses problemas, é sempre recomendado procurar um dentista e realizar o tratamento indicado por ele. Se esse é o seu caso, entre em contato conosco pelo WhatsApp e agende já uma consulta com um de nossos profissionais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.