Os cuidados necessários na limpeza de um implante dentário

Um implante dentário pode ser um marco para a vida de uma pessoa. Ele traz de volta a autoestima e confiança necessários para uma vida social saudável, além de proporcionar uma melhor mastigação para o paciente.

Como se trata de um procedimento relativamente complexo e com algumas etapas, é evidente que os cuidados necessários são diversos e precisam ser seguidos com atenção para que o resultado esperado seja alcançado.

Esses cuidados são relacionados a uma boa cicatrização, uma boa higiene e evitam perda óssea. Vamos conhecer os principais e, assim, saber como cuidar melhor do seu implante dentário.

Frequente o dentista

Manter uma periodicidade nas visitas ao dentista é fundamental para acompanhar a evolução da prótese e perceber caso algum problema esteja acontecendo. Inicialmente essa visita deve ocorrer a cada 6 meses, mas isso varia de acordo com a indicação do dentista.

Ele também poderá dizer se a sua rotina de limpeza da boca está sendo suficiente e se precisa aprimorar os seus hábitos. Lembrando que os implantes exigem muita disciplina de higienização, assim como todos os demais dentes e gengiva.

É preciso manter a higienização bucal

Muitas pessoas acreditam que a higiene bucal não é mais necessária em implantes, uma vez que eles são peças artificiais e não podem apresentar cáries, mas isso não é verdade. Muitos outros problemas podem acometer a boca se ela não for cuidada, por isso é preciso seguir à risca para manter a boca saudável e funcional.

Escove sempre após cada refeição. Faça a limpeza dos implantes da mesma maneira que é recomendado para os dentes naturais. Escove após as refeições, use escovas com cerdas macias e fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Use o fio dental corretamente. É comum as pessoas negligenciarem o uso do fio dental, mas isso não deve ser feito, pois ele tem um papel importante na higienização bucal. Durante o uso ele precisa fazer o contorno na gengiva, garantindo que não sobre nenhuma sujeira.

Use uma escova interdental. Esse tipo de escova pode ser uma grande aliada, uma vez que ela é capaz de retirar sujeiras de espaços bem menores quando comparada a escova comum.

Não esqueça da língua. Apesar de não ter nenhum dente, a língua também precisa ser higienizada para garantir uma boa saúde da boca, visto que ela pode acumular bactérias nocivas. Basta limpá-la bem com a escova macia.

Quer saber mais sobre o assunto?

Sabemos que implantes podem causar muita ansiedade, pois envolvem procedimentos com importantes cuidados posteriores e também mudanças de autoestima e autocuidado. Por isso, leia bastante sobre o assunto para se sentir seguro!

Nosso blog possui diversos textos para você entender mais sobre isso e muitos outros assuntos. Quer saber quem não pode fazer um implante dentário, por exemplo? Aqui a gente explica essa questão.

Acesse nosso Facebook e nosso Instagram para ficar por dentro das novidades e para saber como cuidar da sua saúde bucal e do seu sorriso. Nós temos experiência e profissionais altamente capacitados para melhor lhe atender.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.