Objetivos do tratamento com aparelho odontológico

Tratamento com aparelho odontológico fixo foi criado para melhorar diversos aspectos do paciente, não somente a estética de sua estrutura dentária. Assim, o resultado é obtido aos poucos, por meio de movimentação dos dentes, em que o dentista decide a melhor estratégia para reorganizá-los com a pressão correta, por tempo determinado.

Ao terminar o tratamento, é preciso que o paciente continue com o aparelho por mais alguns dias. A medida garante que os dentes não retornem à posição anterior e é chamada de período de contenção, extremamente importante para que não seja preciso usar o aparelho fixo novamente.

Verifique, abaixo, quais são os objetivos do tratamento com aparelho odontológico:

1. Autoestima

Ter um sorriso bonito é essencial para a confiança e autoestima do indivíduo. Por esse motivo, o tratamento odontológico é um procedimento muito indicado para a saúde mental, pois é comum que a pessoa passe a sorrir menos, ao perceber que seus dentes não estão esteticamente agradáveis.

Em poucos meses, o indivíduo nota mudanças positivas em sua estrutura dentária e harmonização facial.

2. Dor de cabeça

A diminuição das dores de cabeça é um dos objetivos do tratamento com aparelho fixo, pois dentes desalinhados podem ser o resultado de pressão em áreas do crânio. É comum encontrar pessoas que relatem melhora das dores de cabeça constantes ao iniciarem um tratamento com aparelho fixo.

3. Problemas de respiração

Dentes tortos podem estar diretamente relacionados a problemas sérios de respiração. Isso acontece, pois alterações no crânio prejudicam as estruturas respiratórias, causando diversos desconfortos ao paciente.

Um dos episódios mais comuns é o ronco, quando a pessoa não consegue manter a boca fechada e acaba reproduzindo sons ou tendo falta de ar. Portanto, o tratamento com aparelho fixo é capaz de melhorar o sono e a disposição ao acordar, no dia seguinte.

4. Limpeza

A higienização de dentes desalinhados é mais difícil, mesmo com escovas para longo alcance ou fio dental. No caso de dentes encavalados ou sobrepostos, a limpeza se torna praticamente impossível de ser satisfatória.

Por isso, é comum que o paciente desenvolva cáries ao longo da vida e outros problemas relacionados. O uso do aparelho odontológico realinha os dentes e facilita a limpeza, ampliando a área de alcance para a escova. O tratamento é de extrema importância para todas as idades, principalmente para crianças que estão aprendendo a realizar a própria higiene.

5. Mastigação

Mastigar corretamente os alimentos é fundamental para a saúde do paciente. A digestão equilibrada é o que determina o bem-estar da pessoa, pois evita dores estomacais, problemas intestinais e enfermidades mais sérias. Assim, o tratamento odontológico com aparelho fixo reordena os dentes e auxilia na mastigação.

6. Alimentação

A melhora da mastigação influencia diretamente na alimentação, pois dentes desalinhados podem causar dor ao paciente. Com isso, o indivíduo evita consumir alimentos duros e benéficos como:

– Castanhas;

– Maçãs;

– Sementes.

O tratamento com aparelho fixo realinha os dentes, tirando eventuais dores e possibilitando uma alimentação mais completa em nutrientes.

Leia mais sobre tratamento ortodônticos no site e entre em contato pelo nosso WhatsApp, clicando no botão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.