Medidas de segurança adotadas pela Voito Odontologia na pandemia
O ano de 2020 mudou a maneira em como fazemos muitas coisas, inclusive ir ao dentista. Com o avanço da pandemia, as medidas de segurança adotas pelos dentistas se tornaram cada vez mais estritas, na tentativa de garantir o maior nível de segurança possível aos seus pacientes e a si próprios, e essas medidas devem continuar em uso no tão esperado pós-pandemia.
Essa necessidade de se adotar medidas de segurança mais rigorosas em relação aos dentistas é porque eles têm contato direto com os pacientes, e vice versa, tornando-se necessário adotar todos os métodos possíveis para se evitar a transmissão do vírus SARS-CoV-2.
Muito embora já haja uma tendência à normalização das nossas rotinas no geral à medida que nos aproximamos do pós-pandemia, é notável que a maioria dos consultórios vai continuar a adotar as práticas de segurança reforçadas impostas pela pandemia.
Vários protocolos de medidas de segurança preventiva para dentistas e pacientes foram elaborados este ano e trazem muitas medidas eficientes e que foram obrigatoriamente adotadas por todos os dentistas.
Vamos conhecer as principais medidas de segurança adotadas pelos dentistas na pandemia.
Procedimentos de urgência
Num primeiro momento da pandemia, quando ainda havia muita incerteza sobre as formas de transmissão do vírus e como sua transmissão poderia ser evitada num ambiente de consultório, as recomendações foram de que os pacientes só procurassem os dentistas em casos de urgência ou emergência.
O “problema” é que isso gerou uma longa lista de pacientes que precisavam ir ao dentista que começaram, pouco a pouco, a voltarem aos consultórios. Como a pandemia ainda não acabou, muitas medidas precisaram ser adotadas. Afinal, cuidar da nossa boca e dentes é uma questão de saúde e não pode ser ignorada.
A questão aqui é que se espera uma demanda maior para os dentistas neste pós-pandemia, pois muitas pessoas estão esperando o momento mais seguro de voltar aos consultórios, é por isso essas medidas de segurança ainda são muito importantes.
Medidas preventivas e o uso de EPIs
O uso de máscaras e luvas não é novidade para nós, mas esse protocolo foi reforçado em 2020 e se estendeu aos pacientes, quando não estiverem estritamente em momento de atendimento. Também foi reforçado o uso de toucas, coberturas para os pés, máscaras cirúrgicas, respiradores faciais e óculos e protetores faciais. O mesmo se estende aos métodos de desinfetação dos instrumentos de trabalho do dentista.
A pandemia também gerou uma necessidade educar nossos clientes quanto à essas medidas de segurança, por meio de avisos gráficos, conteúdos em redes sociais e pré-atendimentos mais informativos.
Uma nova realidade no dia a dia no consultório
Também temos que considerar os aspectos mais básicos de limpeza e desinfecção do ambiente dos consultórios e as medidas de distanciamento a serem impostas. Tudo precisa ser desinfetado todos os dias de forma recorrente, desde a porta de entrada até às cadeiras de atendimento.
Fazemos diariamente desinfecção completa de todos os ambientes da clínica. Os horários são marcados com mais espações entre as consultas a fim de evitar aglomeração na clínica.
É fato que a pandemia do novo coronavírus mudou a realidade dos consultórios de dentistas e que essa nova realidade parece se tornar o novo normal, mas por bons motivos. A expectativa é que essas medidas de segurança elaboradas e impostas em 2020 sejam adotadas de forma permanente pela maioria dos consultórios.
Gostou deste artigo? Visite o nosso blog e conheça mais sobre todas as especialidades odontológicas!