Mulher escovando os dentes feliz

Coronavírus e Saúde Bucal

Diz o ditado que a saúde começa pela boca. Nesta pandemia em que estamos vivendo não poderia ser diferente. Veja o artigo a seguir.

Recentemente os pacientes têm perguntado qual a relação entre o Covid-19 e a odontologia. A saúde bucal pode interferir de alguma forma na evolução da doença? E a resposta é um enorme SIM.

A Covid é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Coronavírus. A consequência do contágio desta doença é que ela leva grandes danos às células do nosso sistema respiratório. As principais forma de contágio da Covid é através da aspiração ou inspiração do coronavírus. 

A aspiração acontece quando puxamos o ar para dentro de nossos pulmões através da boca. Dessa forma temos deixar nossa boca livre de vírus ou bactérias diminuindo as chances de levá-los para nosso sistema respiratório.

Saúde Bucal e Sistema Imunológico

Outra situação que merece nossa atenção é que a Covid é mais prejudicial em pessoas que tenham o sistema imunológico comprometido. Há muito tempo sabe-se que infecções nas gengivas e dentes comprometem nosso sistema imunológico. Então isso nos permite concluir que  pessoas com pobre saúde bucal podem apresentar um maior comprometimento do sistema imunológico levando a um quadro mais complexo para o tratamento da Covid.

Dessa forma devemos intensificar os cuidados com nossa higiene bucal para evitar infecções. Sempre caprichar na escovação dos dentes, passar o fio dental corretamente, fazer bochechos e utilizar o raspador de língua, com o intuito de diminuir a quantidade de bactérias presentes na boca e melhorar a saúde bucal.

Reinfecção pelo Coronavírus

Temos visto, principalmente através da  imprensa internacional, casos de pessoas que tiveram Covid mais de uma vez. Dessa forma, para as pessoas que tiveram Covid e se curaram é recomendável trocar a escova de dentes logo após a melhora do quadro clínico.

Manter a escova em solução desinfectante também pode ser interessante para diminuir a quantidade de bactérias que entram em nossa boca e consequentemente no pulmão.

Outras Cuidados

  • Evite sair de casa
  • Utilize máscaras quando tiver que sair de casa
  • Sempre higienize as mãos, principalmente antes de fazer a higiene bucal
  • Evite tocar o rosto ou mucosas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.