Conheça 7 das principais causas de problemas na gengiva

Para cuidar da saúde da sua gengiva é preciso cuidar da higiene bucal. Mas será que só uma boa escovação é suficiente para garantir gengivas saudáveis?

Algumas pessoas cuidam da saúde bucal apenas com o objetivo de manter os dentes limpos e os mais brancos possíveis, mas se esquecem de que as gengivas exercem um papel fundamental no revestimento e sustentação dos tão adorados dentes.

Confira, neste artigo, as principais causas de problemas na gengiva.

Gengivite

Conhecida de muitos, a gengivite é uma inflamação nas gengivas. É causada devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Em grandes quantidades, essas bactérias atacam a gengiva causando inflamação, dor e sangramento.

Periodontite

A periodontite, também conhecida como piorreia, é o estado mais avançado da gengivite.

Devido a longos períodos de inflamação ocorrendo na gengiva pela gengivite, o tecido do periodonto finalmente é afetado. Esse tecido se localiza entre os dentes e a mandíbula, o que agrava a seriedade dessa inflamação.

Na periodontite ocorre a perda óssea e exposição da raiz do dente. Existem estudos que apontam uma ligação entre a periodontite e o infarto.

Cuidados com a higiene bucal

Como dito anteriormente, a gengivite é causada pelo acúmulo de bactérias nas paredes dos dentes. Essa placa é removida através da escovação e uso diário do fio dental.

Não se esqueça de manter a escova de dente seca e em lugar arejado. A umidade nas cerdas da escova contribui para a proliferação de bactérias, coliformes fecais e doenças como herpes tipo 1 e HPV.

Uso de aparelho

Além da escovação normal, com a escova de dente, é necessário usar a escova interdental, que limpa entre os arcos do aparelho.

É comum que pacientes que fazem uso de aparelhos odontológicos gradualmente deixem de continuar com as orientações de higiene do aparelho.

Essa conduta leva ao acúmulo de bactérias entre a estrutura do aparelho e os dentes, o que, sem o devido cuidado, pode acarretar inflamação na gengiva.

Alterações hormonais, menopausa e medicamentos contraceptivos

Nem sempre a gengivite é causada pela má higienização da boca. Mudanças hormonais bruscas causadas pela menopausa, menstruação, uso anticoncepcionais ou puberdade pode desencadear a chamada gengivite hormonal.

É mais comum em mulheres passando pelo período de gestação e durante o período menstrual.

Tabagismo

O consumo do cigarro diminui a vascularização dos tecidos da gengiva. Isso faz com que o processo de cicatrização e resposta imunológica seja comprometido, além de lesionar as glândulas salivares levando a diminuição de produção de saliva.

Na boca, a saliva tem inúmeras funções, entre elas produzir uma substância chamada imunoglobulina secretória A. A imuglobulina secretória A (IgA) tem a função antiviral. Protege o organismo contra vírus que atacam o trato respiratório e digestivo.

Gengivite estomatite herpética

Trata-se de uma doença contagiosa que gera feridas vermelhas e dolorosas ao redor dos lábios, gengiva, língua, garganta e inferior das bochechas.

Esse vírus uma vez contraído, não tem cura. Voltará toda vez que houver uma baixa de imunidade.

Ainda assim existe tratamento que visa diminuir os sintomas dolorosos dessa doença. É feito com remédios antivirais e dura de 12 a 14 dias.

Gostou deste texto? Então continue navegando pelo nosso site e confira as demais publicações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.