Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

O aparelho ortodôntico é muito importante e eficaz para promover a saúde dental. Mas ele exige também seus cuidados e atenção. Se você utiliza aparelho ortodôntico fixo leia este artigo atentamente.

Manutenções Periódicas

Quem utiliza aparelho ortodôntico sabe que as visitas ao ortodontista devem ser  regulares, normalmente elas ocorrem uma vez a cada mês ou de acordo com a indicação de seu profissional.

Nas consultas de manutenção ortodôntico o aparelho é “ativado”. Essa ativação é uma avaliação da evolução do tratamento ortodôntico. Consiste de troca de arcos, elastics (borrachinhas) e aperto geral, assim o aparelho continuará agindo para o alinhamento e nivelamento dos dentes.

A freqüência no comparecimento nos dias e horários marcados é fundamental para determinar o tempo de tratamento planejado pelo ortodontista. Evite faltas e atrasos, pois isso prejudica o tratamento, fazendo-o estender além do previsto.

É comum sentir uma sensibilidade iniciar-se 4 horas após a ativação, com pico máximo em 24 horas e terminando em 3 dias. O nível de sensibilidade varia a cada paciente. Neste período dê preferência a alimentos líquidos e/ou pastosos. 

Caso o aparelho afrouxar e desprender de alguns braquetes, ou os braquetes descolarem dos dentes, pode causar dor. Se isto acontecer não perca tempo e marque um retorno extraordinário. Quando o aparelho estiver machucando a boca, agende uma consulta de urgência, para avaliar e resolver o problema.

Caso você faça esportes de impacto com skate, patins, futebol, lutas e etc faça uso de  protetores bucais. Além de prevenir contra cortes na boca vão dificultar a quebra do aparelho.

Você deve estar consciente de que fará uso do aparelho móvel como contenção, após finalizado o tratamento com aparelho fixo. A função do aparelho de contenção é estabilizar os movimentos dentários que foram feitos durante o tratamento ortodôntico.

Alimentação

 Para as pessoas que fazem tratamento ortodôntico não existe contra indicação absoluta quanto a alimentação. Pode-se consumir praticamente todos os alimentos, desde que tenha cuidado na mastigação. Nunca coloque grandes pedaços na boca, pois alimentos maiores podem encostar ou bater nos braquetes descolando-os de seus dentes. A utilização de garfo e faca deve ser preferida.

Embora não exista contra indicação para alimentos, durante o tratamento ortodôntico, sua escolha deve ser feita com um pouco de cautela. Evite alimentos que tenham muita fibra como manga, abacaxi, etc., faça suco com eles, ou como dito anteriormente, corte-os com garfo e faca. Alimentos pegajosos e/ou duros também podem ser consumidos mas com muito cuidado, o chiclete, a pipoca, o amendoim, o caramelo e a goma podem grudar nas peças ocasionando dano ao aparelho dentário. 

Hábitos parafuncionais como morder lápis, canetas, grampos, cubos de gelo ou roer as unhas nunca devem ocorrer. Esses hábitos, muitas vezes, acontecem sem que o paciente de sê conta, então deve-se estar atento para, que quando isso acontecer, parar imediatamente. Estes hábitos são muito nocivos para os dentes e aparelho. Lembre-se a cada peça descolada maior o tempo de tratamento.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para seu tratamento, não deixe de ler também nosso artigo sobre higienização do aparelho ortodôntico no link http://blog.alieninja.com.br/como-escovar-os-dentes-com-aparelho/

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.