Implante Dentário: tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
A qualidade de vida de quem perdeu um ou mais dentes fica comprometida. Afinal, não é apenas a questão estética de um belo sorriso que conta, pois as funções mastigatória e de fala também são afetadas. Pensando nisso, você sabe como funciona o implante dentário?
As famosas dentaduras e pontes são antigas soluções para o problema da falta dentária, mas causam alguns inconvenientes. A maneira mais moderna de resolução é o implante, que devolve ao paciente todo o bem-estar de ter a dentição completa, como sorrir, comer e falar sem qualquer receio.
Ficou interessado em saber mais? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falo neste post. Confira!
O que é o implante dentário?
Sei que perder um ou mais dentes é uma situação bem chata. Além da autoestima, que fica abalada, a insegurança em falar, morder uma maçã ou dar uma gargalhada, por exemplo, impede que a vida seja mais leve. E se eu disser que isso pode ser resolvido com sucesso, você acreditaria?
Pois bem, pode acreditar! Os implantes odontológicos nada mais são que pinos (parafusos) feitos, em sua maioria, de um material chamado titânio — um tipo de metal leve, forte, resistente e hipoalergênico.
Eles são colocados nas estruturas ósseas mandibular e/ou maxilar, abaixo das gengivas, com o objetivo de substituir a raiz do dente. Assim, recebem a prótese dentária, que pode ser feita de porcelana ou zircônia.
Como é o procedimento?
Para colocar os implantes dentários, o dentista faz uma pequena cirurgia com anestesia local. Dessa maneira, ele consegue parafusar os pinos no osso. Para isso, existem dois métodos, o tradicional e o guiado.
No tradicional, o profissional faz pequenos cortes nas gengivas, onde serão colocados os implantes para, então, os pinos serem inseridos. Já no método guiado, por meio de um software de computador, que analisa e monta um “gabarito”, o cirurgião-dentista também consegue perfurar a gengiva, sem necessidade de fazer cortes, para introduzir os pinos.
Então, depois de algumas semanas ou meses, dependendo da recuperação do paciente e da técnica, as próteses são colocadas. No entanto, existe também a possibilidade de colocar coroas provisórias em alguns poucos dias após a cirurgia ou até mesmo imediatamente após a cirurgia.
Este procedimento se chama Implante com Carga Imediata e tem indicações específicas. Sendo assim, quem decide por qual método utilizar é o dentista, já que cada paciente é um caso com suas particularidades.
Quais são os benefícios do implante dentário?
Só quem já sofreu perda dentária sabe o quanto é difícil essa condição. Mesmo usando as próteses móveis, o dia a dia não é mais o mesmo, uma vez que esses aparelhos demandam muitos cuidados e não suprem todas as funções da dentição natural.
Além do mais, existem as questões emocionais e sociais que tudo isso causa. A perda da autoestima é a primeira delas. Imagine ter vergonha de sorrir ou não falar com as pessoas por medo da prótese cair. Prejudica e muito o bem-estar, não é verdade? Essas são situações que acontecem rotineiramente com quem tem falha na dentição ou usa prótese móvel.
Com o implante dentário esses problemas são solucionados, uma vez que ele substitui a raiz do dente e a prótese é afixada com segurança. Quem não sabe que se trata desse recurso, nunca perceberá que o paciente algum dia já esteve com falha na dentição.
Será possível sorrir, morder uma maçã ou comer os alimentos preferidos, bater um bom papo com os amigos e viver normalmente, sem medo algum, assim como quando se tem os dentes naturais.
Os benefícios dos implantes não param por aí. Eles colaboram para uma boa higiene bucal e não têm como consequências gengivites e demais problemas bucais que os outros métodos podem trazer. É como se você tivesse os dentes naturais de volta, com uma rotina normal. É ou não é sensacional?
Quais são as indicações e as contraindicações do implante dentário?
O implante dentário é realmente uma ótima solução para quem precisa repor a dentição perdida. Seus benefícios superam qualquer outro método. Entretanto, não é todo mundo que pode se submeter ao procedimento, e é sobre isso que falo neste tópico.
Primeiro, gostaria de abordar quem pode fazer o implante dental. A verdade é que qualquer pessoa que esteja com total desenvolvimento dos ossos da face, o que ocorre após os 18 anos, pode fazê-lo. Estando com as gengivas e com os ossos saudáveis, o indivíduo já pode ser candidato.
No planejamento, o dentista avaliará cada paciente e suas características, a fim de saber se ele está ou não apto a passar pelo procedimento. Para isso são necessários revisão do histórico médico dental, exame completo dos tecidos bucais e checagem da consistência do osso e do suporte.
Existem algumas contraindicações importantes para o implante dentário. São elas: crianças, pessoas com problemas cardíacos severos, fumantes, diabéticos, entre outros. É por isso que a avaliação profissional é tão criteriosa.
Quais são os cuidados com os implantes?
Como toda cirurgia, são necessários alguns cuidados com os implantes dentários. Além disso, deve-se mudar hábitos para manter os pinos e as próteses sempre em bom estado e a saúde bucal em dia.
Pós-cirúrgico
O período de recuperação vai de 48 horas a 10 dias, dependendo do paciente e do número de implantes. Nesse período, é preciso o repouso total. A cicatrização completa do procedimento pode levar de 45 dias a 4 meses.
O cirurgião-dentista passará todas as recomendações sobre alimentação, descanso, medicamento e higiene, que devem ser seguidas à risca para que tudo ocorra bem.
Bons hábitos
Depois de tudo em ordem, alguns hábitos devem ser incorporados para que os implantes se mantenham perfeitos por muitos anos. E não é nada demais, é basicamente fazer o que o mesmo que já se faz com os dentes naturais. Abandonar o cigarro, fazer uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente são alguns deles.
O método tem pouca chance de rejeição e melhora a qualidade de vida e o bem-estar de quem se submete a ele, pois a impressão é de ter novamente os dentes naturais.
O implante dentário é uma solução para quem perdeu um ou mais dentes. Ele devolve a autoestima do paciente e suas funções mastigatórias e de fala, que foram prejudicadas com a perda dental. Imagine poder sorrir e gargalhar, conversar com as pessoas sem medo e degustar todos os seus alimentos e pratos preferidos? Com os implantes isso é totalmente possível! Quem os tem, nem se lembra mais que algum dia já passou por todos os inconvenientes da falta de dentes.
Gostou da técnica de implante dentário e acha que pode ser a solução para você? Então, entre em contato com a Clínica Voito, tire suas dúvidas e marque uma avaliação. Tenho certeza que não vai se arrepender!
[rock-convert-cta id=”81″]