Afinal, quem não pode fazer implante dentário? Saiba mais sobre esse assunto!
Existem diversos tipos de procedimentos dentários utilizados no tratamento de problemas envolvendo a arcada dentária. Alguns são menos invasivos, como a aplicação de um aparelho odontológico móvel; outros, têm um grau maior de complexidade, a exemplo dos implantes dentários.
Neste texto, você conhecerá o que é e como funciona esse processo, além de saber quem não pode fazer implante dentário e o que deve ser feito para recuperar a saúde e a beleza dos seus dentes. Confira!
O que são os implantes dentários?
Os implantes dentários são estruturas de metal ou suportes colocados na base óssea da arcada dentária para a fixação de dentes artificiais — devolvendo o sorriso e a mobilidade mastigatória ao paciente.
Eles são formados por um pino metálico, muitas vezes feito de titânio, adicionados dentro do osso de sustentação nos dentes — abaixo da gengiva ou diretamente no osso do maxilar. Com isso, o tecido ósseo poderá envolver o implante e evitar que a prótese a ser colocada fique se movimentando na boca do paciente.
Os implantes são adicionados por meio e uma cirurgia. Após isso, é necessário esperar por um período de recuperação. Depois, são colocadas as próteses ou dentaduras fixas. Sua durabilidade é de 10 a 20 anos e pode variar conforme o local em que foi fixado, bem como os cuidados do paciente com sua higiene bucal.
Quem não pode fazer implante dentário?
É importante que, ao realizar um implante, o paciente esteja com as gengivas saudáveis e tenha uma boa massa óssea para sustentá-lo. Caso o contrário, a recuperação será bastante demorada e, em casos mais graves, o implante é rejeitado pelo corpo.
Confira, a seguir, alguns dos problemas de quem PODE ter contraindicação para fazer um implante dentário:
- histórico de infarto;
- insuficiência cardíaca;
- valvulopatias;
- câncer desenvolvido;
- hemofilia;
- anemia;
- osteoporose;
- diabetes;
- AIDS.
Entretanto, é possível que pessoas com alguma dessas condições possam realizar um implante. Para isso, é necessário contar com uma avaliação de um bom dentista — que poderá informar quais cuidados são necessários para a realização do procedimento ou a indicação de outras soluções para o problema apresentado.
Em alguns casos, antes de realizá-lo, é necessário o tratamento ou o controle da condição que impede o procedimento. Dessa forma, é preciso do aval e da análise de um médico especializado neste problema.
Se não tratado, além da dificuldade de osseointegração, o paciente também pode apresentar inflamações, hemorragias e infecções durante ou depois da cirurgia — além de comprometer o sucesso na fixação dos pinos.
Por que escolher a Voito para realizar o procedimento?
A Voito atua no mercado de odontologia há 10 anos, contando sempre com profissionais capacitados e que procuram se atualizar constantemente para fornecer sempre os melhores atendimentos e tratamentos para seus pacientes.
A empresa fornece os serviços de odontologia, implantes dentários, clareamento e estética dental. Em todos eles, os dentistas estão focados em fornecer o melhor resultado para um sorriso bonito e saudável — o que traz vários benefícios físicos e mentais.
Enfim, conhecendo quem não pode fazer implante dentário, além de conhecer melhor o que é e como funciona esse processo, você poderá procurar um bom dentista e informar suas condições de saúde antes de realizar o procedimento. Também é possível pedir a realização de exames pré-operatórios para garantir o secesso do procedimento.
Quer saber tudo o que a Voito pode fazer por você e seus dentes? Então, entre em contato conosco agora mesmo!