As principais etapas na colocação de um implante dentário

O implante dentário é a solução para muitas pessoas que perderam um dente, independentemente do motivo. Ele preenche o espaço da arca dentária, ajuda na mastigação, devolve o sorriso e melhora a autoestima da pessoa. Mas você sabe como é feita a colocação de um implante dentário?

Para começar, existem vários tipos de implante dentário, desde os que trabalham com apenas um dente até aqueles que substituem toda a dentição. No entanto, a maioria deles funciona pelo mesmo princípio do implante unitário, ou seja, de apenas um dente. Por isso, vamos este método de base para explicar para você quais são as principais etapas na colocação de um implante dentário.

Avaliação e preparação do implante

O primeiro passo é a avaliação para saber não só se o paciente precisa do implante dentário como também ter certeza de que o procedimento é a escolha certa. É nessa fase que o dentista investiga a saúde do paciente para saber se ele pode passar pelo processo, já que existem contraindicações.

Caso esteja tudo certo, o dentista então avaliará se a estrutura óssea da pessoa tem espaço necessário para implantar o pino. Se não for adequado, ele pode usar um enxerto ósseo para preparar a região. Também existe a possibilidade de o paciente precisar fazer tratamento ortodôntico caso os dentes ao redor (ao lado e em cima) tenham se movido para ocupar o novo espaço.

Cirurgia para colocar o implante

Uma vez que o plano foi montado e a situação do paciente está favorável, é hora de colocar o implante. O que chamamos de implante é um pino de titânio que é preso no osso do maxilar e que serve de base para a prótese. Para fazer esse processo, é necessário uma intervenção cirúrgica feita com anestesia e no próprio consultório.

É a etapa mais invasiva, mas a colocação de um pino não costuma levar mais do que 30 minutos. Depois que o pino está no lugar a gengiva é fechada com pontos. Os pontos podem ser tirados depois de umas semanas. Mas o implante precisa de tempo para passar pela osseointegração antes de receber a prótese. O processo pode levar de 3 a 6 meses, mas não costuma ter complicações.

Elaboração e instalação da prótese

Após o período de osseointegração, é chegada o momento tão esperado da prótese. Em alguns casos o dentista pode precisar, nesse meio tempo, fazer uma segunda intervenção cirúrgica, mais simples, para reabrir o espaço na gengiva e prepará-la para receber o novo dente. Logo após a nova cicatrização, o dentista então começa a elaboração da prótese.

Quando a prótese fica pronta, o paciente retorna ao consultório para a instalação da mesma, que é bem simples e rápida. Com isso feito, o procedimento é finalizado e a pessoa pode voltar para casa com a sua arcada dentária completa.

A alimentação com a prótese é normal, e a limpeza também. É importante cuidar do implante dentário assim como faz com qualquer outro dente. Além disso, é fundamental fazer acompanhamento com o seu dentista para garantir o bom estado do implante a longo prazo.

A Voito Odontologia atende todas as especialidades odontológicas, inclusive a de implantes dentários. Se tiver dúvidas ou quiser marcar uma consulta, entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.