10 Cuidados que você deve ter ao fazer a extração de um dente
A extração de um dente é uma cirurgia que tem um pós-operatório trabalhoso, pois envolve a região do rosto e compromete a alimentação e a fala. Por isso, após a cirurgia, o paciente deve tomar alguns cuidados para ter uma recuperação mais rápida e tranquila.
A seguir, confira as nossas 10 dicas de cuidados que você deve ter ao extrair um dente.
1. Alimentação
Nos primeiros três dias, o paciente deve comer apenas alimentos líquidos e pastosos, de preferência de temperatura morna ou fria. Não consuma alimentos quentes para evitar queimadura, dor ou edemas.
2. Hidratação
Tome bastante água. A hidratação é importante para fortalecer o sistema imunológico e evitar a proliferação de bactérias.
3. Higienização
A escovação é extremamente importante após a remoção de um dente, pois a falta de boa higiene pode provocar infecções, como gengivite e alveolite. De frente para o espelho, escove os dentes evitando a região afetada. Use um cotonete para limpar as áreas mais difíceis e passe sempre o fio dental.
Após a cicatrização, é importante higienizar o buraco deixado pela extração do dente, para evitar o acúmulo de bactérias. Utilize uma escova de cerdas macias e enxaguante bucal oral de uso contínuo.
4. Não se exponha ao sol
Evite se expor ao sol ou ao calor do fogão e não tome banhos muito quentes. O calor excessivo pode estimular a circulação sanguínea no local da cirurgia e provocar sangramentos.
5. Repouso
Durante o período de recuperação, o paciente não pode realizar atividades físicas. O repouso é importante para evitar hematomas e edemas. Nas primeiras 24 horas, coloque uma compressa com gelo na área afetada, para ajudar a diminuir o inchaço.
Evite falar muito e abaixar a cabeça nas primeiras 48 horas.
6. Cuide da ferida
Além das compressas de gelo e da higienização, evite bochechar ou cuspir. Caso haja sangramento, morda uma gaze esterilizada para estancar o sangue.
7. Tome corretamente as medicações prescritas
Não deixe de tomar os medicamentos receitados pelo seu médico. A maioria dos remédios serve para diminuir a dor, o inchaço e evitar a inflamação. Caso tenha dores extensas ou febre, entre em contato com o seu médico.
8. Evite fumar antes e depois da cirurgia
O fumo é uma das principais causas de câncer de boca. Logo após a cirurgia, a cavidade da superfície ainda estará aberta, e a fumaça do cigarro pode provocar sérias infecções. Além disso, o calor nas gengivas retarda o processo de cicatrização.
9. Não consuma bebidas alcoólicas
O consumo de álcool desidrata o organismo e a boca, então deve ser evitado antes e logo após a cirurgia. Assim como a fumaça do cigarro, as substâncias tóxicas do álcool podem prejudicar a cicatrização.
10. Retorno ao dentista
Compareça ao dentista na data estipulada para retirar os pontos. É importante para que o dentista avalie se a região está cicatrizando como deveria.
Em linhas gerais, o ideal é que o paciente descanse, evite o calor excessivo e siga os conselhos do médico.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir nossas demais publicações do blog! Para agendar uma consulta, entre em contato através de nosso WhatsApp.