Sensibilidade nos dentes: quais as principais causas?

Você sente, frequentemente, algum desconforto ao comer ou beber algo? Se a resposta for positiva, é possível que você esteja sofrendo do que chamamos de hipersensibilidade dentária, ou simplesmente sensibilidade nos dentes.

Caracterizada por uma dor breve, mas bastante aguda, a sensibilidade pode ocorrer em um dente específico ou em uma área inteira da boca, sempre que existe contato com algum estímulo térmico, tátil ou químico.

Mas, afinal, quais são suas principais causas? Existe alguma maneira de amenizar a dor ou acabar com ela de vez? Para descobrir as respostas, basta continuar conosco até o final deste artigo.

O que é sensibilidade nos dentes?

De maneira bem simples, podemos dizer que os nossos dentes são formados por um nervo recoberto por um tecido que chamamos de dentina. Por sua vez, a dentina também é recoberta, mas por esmalte.

Quando sentimos uma dor muito forte ao bebermos algo muito gelado, ingerirmos um alimento ácido ou simplesmente escovarmos os dentes, por exemplo, é sinal de que o esmalte dos dentes foi perdido e a dentina ficou vulnerável.

Entenda as principais causas de hipersensibilidade dentária

Quando sentimos essa dor aguda nos dentes, geralmente não há apenas um fator por trás, mas uma série de pequenas causas que, somadas, sensibilizam a região. Entre elas estão:

  • Ingestão de alimentos ácidos: nesse caso, é necessário consumir com cuidado alimentos como laranja, limão, iogurte, refrigerante e até mesmo molho de tomate;
  • Uso de pastas de dente extremamente abrasivas: geralmente, esse tipo de produto promove uma espécie de microabrasão, com o objetivo de deixar os dentes ainda mais brancos. Entretanto, essa pode ser uma péssima escolha se feita sem a indicação de um especialista, já que é capaz de aumentar a sensibilidade;
  • Presença de cáries: uma das características das cáries é que elas são capazes de simplesmente destruírem o esmalte dos dentes, deixando-os totalmente expostos;
  • Escovação intensa: esqueça a ideia de que quanto mais força você aplicar na escovação, mais limpos seus dentes ficarão. Na verdade, o que pode acontecer é um desgaste no esmalte dos dentes, abrindo caminho para a sensibilidade se aproximar;
  • Pouca escovação: quando os dentes não são escovados na frequência correta e com a intensidade certa, eles ficam suscetíveis ao aparecimento de placa (uma espécie de película cheia de bactérias), capaz de enfraquecer o esmalte;
  • Bruxismo: o bruxismo é bastante conhecido por sua manifestação, que inclui o ranger constante dos dentes, principalmente durante o sono. Logo, esse “choque” no interior da boca pode acabar sensibilizando toda a região.

Existe alguma maneira de evitar essa sensibilidade nos dentes?

Alguns passos fundamentais para evitar, ou simplesmente se livrar da sensibilidade, incluem:

  • Uma reformulação na dieta, excluindo ou diminuindo os alimentos mencionados anteriormente;
  • A utilização de escovas com cerdas macias;
  • A substituição de pastas de dente abrasivas ou enxaguantes bucais com álcool;
  • Tratamentos preventivos realizados com um especialista da área.

Se você sentir que os seus dentes estão sensibilizados, procure um profissional quanto antes e siga todas as instruções repassadas por ele. Além de se livrar da dor, você ainda pode garantir uma boca totalmente saudável.

Gostou de descobrir mais sobre o assunto? Então, aproveite para conferir mais conteúdos como esse no blog da Voito Odontologia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.