Como evitar que os dentes fiquem amarelados?

Quem nunca se olhou no espelho e teve vontade de que os seus dentes fossem mais brancos? Ter dentes amarelos é mais normal do que se possa imaginar, pois diversos fatores contribuem para o amarelamento, inclusive o envelhecimento que ocasiona o desgaste do esmalte dentário.

Porém, existem alguns cuidados que podem ser tomados para manter um sorriso mais branco e saudável. Continue a leitura e descubra quais são.

O que contribui para o amarelamento dos dentes?

Caso você não saiba, existem alguns processos que contribuem para o amarelamento dos dentes. São eles:

– Consumo de alimentos com pigmentação ou ácidos: alimentos ácidos ou com pigmentação aceleram os danos causados ao esmalte do dente, tornando-os amarelados e até manchados.

– Cigarro: se você prestar atenção, quem é fumante tem os dentes amarelos. Isso acontece porque a nicotina e os metais pesados que esse produto possui deixam os dentes manchados.

– Genética: a genética é um dos fatores que podem deixar os dentes amarelados. Por mais que a higiene bucal esteja em dia, a genética fará com que os dentes fiquem amarelados naturalmente.

– Má higiene bucal: não realizar uma higiene completa nos dentes fará com que haja acúmulo de tártaro e placa bacteriana, levando os dentes a ficarem amarelos.

– Uso de medicamentos: outro fator que contribui para o amarelamento dos dentes é o uso de medicamentos como antibióticos e anti-hipertensivos.

– Idade: quando uma pessoa envelhece, há o desgaste do esmalte dentário, porque os dentes são expostos a muitos alimentos em diversas temperaturas ao longo da vida.

– Desgaste dental: o desgaste pode ocorrer por envelhecimento, força na hora da mastigação, uso de escova com cerdas duras e bruxismo.

Alimentos que contribuem para o amarelamento dos dentes

Você sabia que existe alguns alimentos que contribuem para os dentes ficarem amarelos? Então, sempre que puder, evite-os. Se não puder evitar, após comê-los tente ao menos enxaguar a boca. Entre os alimentos que contribuem para o amarelamento dos dentes estão:

– Café;

– Balas;

– Vinho;

– Curry;

– Vinagre balsâmico;

– Suco de uva ou qualquer tipo de suco que tenha pigmentos muito fortes;

– Alimentos com muito açúcar;

– Refrigerantes, principalmente os que possuem colorantes;

– Molho de soja;

– Frutas vermelhas e roxas;

– Molho de tomate;

– Chocolate;

– Chás escuros.

Quais cuidados devem ser tomados para não ter dentes amarelos?

A fim de evitar o amarelamento nos dentes, você pode adotar alguns procedimentos para deixá-los mais brancos. São eles:

– Escove os dentes todos os dias: essa ação deve ser feita diariamente, sempre depois das refeições.

– Faça bochechos: após tomar café, vinho ou qualquer bebida com pigmentação, realize bochechos com enxaguante bucal.

– Coma uma maçã: depois de realizar alguma refeição ou beber algum líquido com pigmentação, coma uma maçã, pois ela ajuda a manter os dentes limpos.

– Use canudinho: se ingerir bebidas com pigmentação, utilize canudinhos.

– Visite o dentista regularmente: o ideal é ir ao dentista a cada seis meses, pois nesse período é feito um check-up no qual o dentista realiza uma limpeza nos dentes.

– Faça um clareamento: se os seus dentes estiverem muito amarelados, outra opção é investir em clareamento dental.

Agora que você já sabe como evitar o amarelamento dos dentes, resta colocar em prática. Agende uma consulta conosco. E se você quiser saber mais sobre assuntos relacionados, basta acessar nosso site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.