Aparelhos Ortodônticos
Para ter um sorriso bonito e com todos os dentes alinhados só mesmo com um aparelho odontológico. Esse tipo de aparelho não só traz melhorias estéticas, como corrige problemas na arcada dentária que afetam a saúde bucal.
Hoje em dia, felizmente, temos uma variedade de aparelhos para tratar cada situação com mais eficiência e alguns até mais discretos. Conheça os principais tipos de aparelhos odontológicos e entenda quando cada um deles é recomendado.
Aparelho Fixo Metálico
Pecinhas de metal coladas nos dentes com borrachinhas, coloridas ou transparentes, que seguram um fio ao longo dos dentes. Quando falamos sobre aparelho, essa é a imagem que as pessoas costumam imaginar e não é à toa.
Afinal, esse é um dos mais utilizados até hoje e é indicado para a maioria dos casos para alinhar os dentes. Ele é bem eficiente e a manutenção é tranquila, mas requer que a pessoa tenha cuidado redobrado na escovação para evitar cáries, por exemplo.
Por outro lado, seu preço costuma ser mais barato, tornando o tratamento ortodôntico mais acessível.
Aparelho Fixo Estético
Cuidar do aparelho fixo não é problema, mas os bráquetes de metal incomodam visualmente, a indicação então é usar um aparelho fixo estético. A única diferença desse para o anterior é que as peças são feitas de porcelana, safira ou cerômero.
Independentemente do material, todos trazem o mesmo resultado do metálico e são indicados para os mesmos casos. A maior vantagem é que são transparentes ou tem a mesma cor dos dentes, o que deixa o aparelho ortodôntico mais discreto. Assim, eles são mais populares do que o metálico e são preferidos pelos adultos.
Aparelho Fixo Autoligado
Aparelho ortodôntico autoligado é uma forma mais moderna dos modelos fixos. Em vez das borrachas prendendo o fio, o próprio bráquete consegue segurar o fio. Assim, costuma ser mais discreto que o fixo convencional, principalmente se optar pelo bráquete estético.
Outra vantagem está na eficiência, já que costuma tratar problemas de desalinhamento dos dentes em menos tempo. É basicamente uma evolução do aparelho tradicional.
Aparelho Ortopédico
Enquanto um aparelho ortodôntico foca em movimentar os dentes para alinhá-los, o aparelho ortopédico serve para corrigir problemas na estrutura como um todo ou para manter os dentes no lugar.
O modelo mais comum é aquele móvel que só deixa uma linha de metal aparente na frente do dente, enquanto o resto da estrutura fica atrás. Assim, é possível removê-lo para comer e para escovar os dentes, facilitando a higienização.
Aparelho ortopédico é mais recomendado para procedimentos em crianças, que ainda estão em pleno desenvolvimento e só precisam de um suporte para moldar a arcada dentária corretamente. Ele também é indicado após uso do fixo, como forma de conter os dentes para que não saiam do lugar no fim do tratamento.
Alinhador Estético
Por último, mas não menos importante, temos o alinhador estético, um dos tratamentos ortodônticos mais modernos atualmente. Ele também é conhecido como “aparelho ortodôntico invisível” justamente por ser tão discreto que passa desapercebido pela maioria das pessoas.
O alinhador estético é um molde transparente criado sob medida por um software que calcula cada etapa da movimentação dos dentes para fazer o ajuste. Por causa da tecnologia, é um dos tratamentos mais caros, mas vale a pena pela facilidade.
No entanto, só costuma ser indicado para casos leves de regulagem dos dentes, já que não é capaz de mudanças tão drásticas.
Você pode aprender mais sobre o assunto no nosso post sobre o aparelho invisível e aprender ainda mais sobre tratamentos ortodônticos no nosso blog.