Qual a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico em crianças?
Sabemos que um belo sorriso aumenta a autoestima e colabora para uma qualidade de vida ainda melhor. Tratando-se de crianças, não é diferente.
A correção dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos é cada vez mais procurada pelos pais e responsáveis, não somente para fins estéticos, como também para questões de saúde bucal. Contudo, algumas dúvidas podem surgir em relação a idade ideal para começar a utilizar aparelhos.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final e saiba a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico em crianças.
Aparelho ortodôntico em crianças: fixo ou móvel?
Uma dúvida frequente em consultórios é sobre os aparelhos fixos. Para que profissionais da saúde possam identificar o melhor tipo de aparelho para a criança, indica-se uma avaliação a partir dos 7 anos de idade, porém tudo dependerá do caso do paciente, avaliando o problema em questão.
Tratando-se de aparelhos móveis, são indicados para crianças que possuem idade entre 6 e 12 anos, ou seja, em fase de crescimento. Dessa forma, os aparelhos móveis são mais versáteis e possibilitam várias opções, como é caso de ampliação, recuperação de espaços e outras manutenções pertinentes ao aparelho e a necessidade da criança.
Contudo, em qualquer um dos casos citados acima, é recomendado consultar-se com um ortodontista para saber qual aparelho deve ser mais indicado, avaliando o problema e as necessidades do momento.
Qual é a idade certa para colocar aparelho?
Na verdade, não existe uma idade certa para utilizar aparelhos em crianças. O que geralmente muda é o objetivo para cada caso, que deve ser avaliado junto ao profissional responsável pela área.
Mas de modo geral, podemos concluir que as crianças podem começar a utilizar aparelhos antes mesmo de caírem todos os dentes de leite, já que existem problemas a serem corrigidos.
Vantagens do uso do aparelho na infância
Agora, vamos listar alguns benefícios preventivos ao utilizar aparelho durante a infância. Veja quais são, abaixo:
1. Chances mínimas de efeitos colaterais na fase de adolescência e adulta, já que as raízes ainda são menos desenvolvidas e, dessa forma, são mais favoráveis em relação a força aplicada do aparelho;
2. Facilidade para realizar a correção de mordidas, pois a área orofacial ainda se encontra em desenvolvimento;
3. Melhoria da socialização e autoestima. Problemas derivados da oclusão podem ser corrigidos, juntamente com a fala da criança;
4. Uso do aparelho pode durar entre 6 e 18 meses, mas é preciso avaliar cada caso e prosseguir com o tratamento, caso haja necessidade de outros tipos de procedimentos;
5. Com o uso do aparelho, hábitos como chupar dedo, chupetas ou roer as unhas não são mais realizados.
Gostou das dicas? Conforme vimos, é muito importante atentar-se à saúde bucal da criança e entender que não existe uma idade certa para utilizar aparelhos ortodônticos. A situação poderá variar de caso a caso.
Agora que você já sabe quando uma criança poderá utilizar o aparelho e conhece os benefícios deste procedimento quando tratado desde cedo, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso WhatsApp e entre em contato conosco.