Aparelho Ortodôntico Invisível

Se você tem os dentes tortos mas não quer ter nada colado nos dentes, então esse artigo é perfeito para você.

Ter os dentes alinhados não é apenas uma questão estética. Dentes tortos, além de prejudicar o sorriso, não proporcionam uma boa função mastigatória.

Os aparelhos ortodônticos fixos já foram exaustivamente estudados para a correção de dentes tortos, sabemos que sua aplicação proporciona, aos pacientes, excelentes resultados estético e funcionais.

No entanto os aparelhos ortodôntico fixos trazem algumas desvantagens como:

  • Estética desagradável
  • Dificuldade de higienização
  • Restrição de alguns alimentos
  • Feridas na boca

A odontologia está em constante evolução e a ortodontia não poderia ser diferente. Para resolver os aspectos negativos da ortodontia fixa foi desenvolvida a técnica de aparelho invisível que são os alinhadores removíveis. Neste artigo vamos responder às principais dúvidas sobre ortodontia invisível feitas pelos pacientes. 

O que é o aparelho invisível?

Os alinhadores removíveis também são conhecido como aparelho invisível ou transparente. São placas feitas de poliuretano, um tipo de plástico, que quando colocadas na boca promovem a movimentação dentária. São parecidas com as placas de clareamento dentário.

Quais são as vantagens da técnica de ortodontia invisível sobre a ortodontia fixa?

As principais vantagens dos alinhadores removíveis são a estética, a facilidade de higienização, a alta previsibilidade duração de tratamento e o fato de serem removíveis, pois os pacientes podem tirar o aparelho em ocasiões sociais.

Como funcionam os aparelhos invisíveis?

Primeiramente deve-se determinar os objetivos do tratamento a ser executado, ou seja, o desejo do paciente.

Depois o paciente deve fazer exames de imagens, principalmente o escaneamento da arcada dentária. Com o escaneamento realizado temos os dentes do paciente no computador então podemos planejar o tratamento, a movimentação dentária.

Através de um sofisticado software pode-se executar toda a movimentação dentária do paciente e então produzir uma sequência com várias placas. As placas são entregues para o paciente e ao evoluir as placas, os dentes vão se movimentando.

Qual diferença entre Invisalign  e aparelho invisível?

Não existe diferença entre Invisalign e aparelho invisível. Eles são as mesmas coisas. Invisalign é a marca de aparelho invisível mais conhecida, por isso muitos pacientes confundem as duas coisas. 

É como a palha de aço e Bombril. 

Quanto tempo dura o tratamento com os aparelhos invisíveis?

Assim como na ortodontia convencional, a duração do tratamento depende de cada caso é impossível generalizar. Os fatores que vão influenciar na duração do tratamento são:

  • Condição inicial do caso
  • Objetivo do tratamento
  • Comprometimento do paciente com o tratamento 

No entanto as terapias com os aparelhos invisíveis tendem a ser mais rápidos que a ortodontia fixa.

Quem deve utilizar os aparelhos invisíveis?

Qualquer pessoa que tem indicação de realizar tratamento ortodôntico pode faze-lo utilizando a terapia com aparelhos invisíveis. Entretanto para as pessoas com muitas ausências dentárias a eficiência do tratamento com aparelho invisível é menor.

Qual o valor do aparelho ortodôntico invisível?

Existem duas formas de se precificar o tratamento com aparelhos invisíveis. O tratamento pode ser cobrado pela quantidade de placas que serão utilizadas pelo paciente ou pode-se pagar um valor pelo tratamento a ser realizado independente da quantidade de placas a ser utilizada.

Mas a técnica com aparelhos invisíveis está cada vez mais acessível. Atualmente existem várias empresas que detém a tecnologia para a produção das placas.

E você se interessou pela técnica ou tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando no link https://www.voito.com.br/contatos/ e agende uma consulta.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.