Ortodontia em Adultos Existe algum limite de idade para iniciar um tratamento ortodôntico?
Se você tem 50 anos de idade e ao visitar um dentista, assustou-se com a indicação de colocar aparelho, então prepare-se esse artigo é para você!
A ortodontia é uma especialidade da odontologia que trata da movimentação dos dentes dentro da arcada de uma pessoa.
O principal objetivo da movimentação dentária é corrigir a posição dos dentes, e isso deve ser feito sempre que necessário, pois dentes tortos podem provocar diversos problema estéticos e principalmente funcionais como:
- Dores;
- Mastigação inadequada;
- Sorriso desagradável;
- Problemas periodontais;
- Mau hálito e outros.
Qual é a melhor idade para começar um tratamento ortodôntico?
Nas clínicas odontológicas, essa é uma questão frequentemente feita pelos pacientes, pois eles nunca parecem estar seguros quanto ao momento mais adequado para iniciar um tratamento ortodôntico. Muitos adultos julgam-se até velhos demais para “colocar aparelho”.
E a resposta mais correta para este questionamento é: DEPENDE.
Mas porquê ou do quê depende?
Vamos responder essa questão com um exemplo prático: dependendo do diagnóstico no início do tratamento ortodôntico, e um adolescente com 13 anos de idade, pode ser tarde demais ou cedo demais.
Fatores como comprometimento dos ossos e músculo da face, posicionamento dos dentes, quantidade de dentes erupcionados ou ausentes, junto com a idade, vão determinar o momento ideal para iniciar o tratamento ortodôntico.
Ainda sobre a idade do paciente, é pertinente ressaltar que não existe uma idade limite para fazer tratamento com aparelhos dentários, aliás hoje em dia, é muito comum ver pacientes com 40, 50 e 60 anos utilizando aparelhos para movimentação dentária.
Dessa forma, em pacientes adultos, a idade não é a principal causa de dificuldade, mas a condição dos dentes e ossos.
É muito comum encontrarmos pacientes adultos com falhas de um ou mais dentes, restaurações extensas, tratamentos endodônticos insatisfatórios e comprometimento periodontal severo, o que de fato complica, e muito, o tratamento ortodôntico. Quando o comprometimento periodontal é muito severo pode até contra indicar o tratamento ortodôntico.
Logo o tratamento para essas pessoas deve ser multidisciplinar, ou seja, o dentista e paciente devem ficar atentos a cáries, tratamento de canal, saúde periodontal e oclusão.
Portanto a idade passa a ser um fator secundário para o início do tratamento ortodôntico, sendo que o principal motivo a se considerar, é o diagnóstico da má oclusão, o prognóstico do tratamento do caso e a condição dos dentes e ossos antes do início do tratamento.
Para os pacientes que já passaram da adolescência e têm dentes ausentes o principal objetivo do tratamento odontológico deve ser sempre a reabilitação dentária, ou seja, utilizar o tratamento ortodôntico para obter um correto posicionamento dentário, para então recolocar os dentes perdidos. Atualmente a melhor forma de substituir os dentes ausentes é através de implantes dentários.
Ao final do tratamento odontológico reabilitador espera-se que o paciente tenha os dentes:
- Alinhados;
- Nivelados;
- Bem posicionados
- Sem ausência dentária
Uma vez que foi conseguido preencher todos os aspectos acima o paciente contará com um bom equilíbrio estético-funcional, facilidade de higienização dos dentes, promovendo melhora significante na mastigação o que vai dificultar a perda de outros dentes ou até mesmo o surgimento de cáries.
Para os adultos que têm consciência da necessidade de tratamento ortodôntico, mas não querem o visual do aparelho metálico existe a possibilidade de tratamento ortodôntico com aparelhos estéticos. Click no link http://blog.alieninja.com.br/aparelho-ortodontico-estetico/ e veja mais
Se você já tem falta de alguns dentes, ou eles estão moles, não perca tempo click no link https://www.voito.com.br/contatos/ e entre em contato conosco para melhorar sua saúde bucal.