7 Aparelhos Para Consertar seu Sorriso!
Leia o artigo até o final e conheça Invisalgn, Aparelho Ortodôntico Metálico, Aparelho Ortodôntico Estético e muito mais.
Iniciar um tratamento ortodôntico pode gerar muitas dúvidas na cabeça dos pacientes atualmente. Afinal existem várias técnicas possíveis, cada qual com uma com sua característica, com vantagens e desvantagens próprias.
No entanto essa dúvida causada pela diversidade de aparelhos é muito boa, pois certamente existe um tipo certo de aparelho para você. Pode-se afirmar que acabaram as desculpas para não se utilizar aparelhos dentários. Existem modelos para todos os gostos e bolsos, que vão desde o tradicional aparelho metálico até os alinhadores invisíveis, cuja marca mais conhecida é o Invisalign.
Conheça os principais tipos de aparelho no post. E veja qual a melhor técnica para você.
1. Aparelho Fixo Metálico
É o aparelho dentário mais conhecido, com mais publicações científicas, logo é a forma de tratamento mais segura para desenvolver qualquer tratamento. É famoso pela troca mensal das borrachinhas coloridas e que permite ao paciente sua customização.
As principais vantagens desta forma de tratamento são o custo mais baixo e a possibilidade de tratamento de qualquer caso clínico.
As principais desvantagens deste tipo de tratamento são a estética desagradável e o incômodo provocado por machucados dentro da boca e o aparecimento de aftas.
2. Aparelho Fixo Metálico Autoligado
O aparelho metálico autoligado é a evolução do aparelho metálico convencional. A principal diferença é a ausência das borrachinhas para segurar o arco no braquete. Apesar de não poder “colorir” o aparelho a ausência das borrachinhas diminuem o atrito do arco no braquete reduzindo o tempo do tratamento ortodôntico.
Neste tipo de aparelho o arco é mantido em contato com o braquete através de uma tampinha de metal com sistema “abre e fecha” para tirar e colocar a arco ortodôntico.
A principal vantagem deste tipo de tratamento é rapidez no tratamento ortodôntico. Em alguns casos ele pode ser até 60% mais rápido que no tratamento convencional.
As principais desvantagens deste tipo de aparelho são o custo mais elevado quando se compara com o aparelho metálico convencional, a impossibilidade de colorir e customizar o aparelho.
3.Aparelho Fixo Estético
Os aparelhos estéticos surgiram como uma alternativa para pacientes com necessidade de tratamento ortodôntico mas que não querem ou não podem utilizar aparelho metálico fixo.
Atualmente existem três principais tipos de aparelho estético, eles se diferenciam de acordo com o material que foram confeccionados. Eles podem ser feitos de policarbonato, porcelana e safira.
Aparelho de Policarbonato
É feito de uma resina mais dura que a resina da restauração dentária e dessa forma, resistente ao tratamento ortodôntico. Ele é feito na cor branca o que lhe confere uma boa alternativa para quem não quer utilizar o aparelho metálico.
A principal desvantagem deste tipo de aparelho é a possibilidade dele escurecer ao longo do tratamento, de acordo com a alimentação do paciente.
Aparelho de Porcelana
O aparelho de porcelana tem uma cor mais branca que o aparelho de policarbonato o que lhe confere uma excelente cor, agradando muito os pacientes. É mais resistente que o parelho de policarbonato e não sofre alteração de cor.
Entretanto é mais caro que o aparelho de policarbonato.
Aparelho de Safira
O aparelho de safira deve ser o aparelho de eleição para quem necessita de aparelho aparelho fixo mas não abre mão de ter uma estética agradável.
Ele é confeccionado com um material vítreo, o que lhe confere uma cor mais translúcida ou transparente, dessa forma este braquete “deixa passar” a cor natural dos dentes aos olhos de quem está vendo.
Como já era esperado é a forma de tratamento mais cara dentre os aparelhos fixos estéticos, mas ainda assim, é a mais escolhida pelos pacientes devido ao benefício estético.
4. Aparelho Fixo Lingual
Neste tipo de aparelho os braquetes e acessórios ortodônticos são colocados no lado de dentro dos dentes, ficando a parte externa, a do sorriso, completamente livre. Dessa forma o sorriso do paciente fica livre de peças aderidas ao dente.
As maiores desvantagens deste tipo de tratamento são a possibilidade de machucar a língua e região interna da boca e o aumento da dificuldade para mastigação. Outro empecilho deste tipo de tratamento é a maior exigência técnica por parte do profissional responsável pelo tratamento.
5. Aparelho Fixo Estético Autoligado
Consiste de um aparelho híbrido. Este aparelho é de porcelana com a tampinha em metal. A idéia deste aparelho é unir a eficiência clínica do aparelho autoligado com a característica estética dos aparelhos estéticos.
Uma boa alternativa para quem deseja terminar o tratamento ortodôntico rapidamente, mas não pode utilizar acessórios metálicos colados no dentes.
A principal desvantagem deste método é o custo mais elevado e não ser completamente estético
6. Alinhadores Invisíveis
É o método mais moderno de tratamento. Os alinhadores invisíveis são mais conhecidos através da marca Invisalgn. É uma excelente forma de tratamento, pois permite a movimentação dentária sem nenhuma peça colada aos dentes do paciente.
Outra característica muito interessante desta técnica é o fato do aparelho ser removível o que permite ao paciente não utilizá-lo em ocasiões sociais. Mas perceba que esta característica pode ser uma vantagem e desvantagem simultaneamente, pois caso o paciente tenha muitos eventos sociais e não utilize o aparelho, seu tratamento vai demorar mais tempo.
A principal desvantagem deste tratamento é o custo mais elevado. Como dito anteriormente o aparelho Invisalgn é o mais conhecido mercado e com mais casuística no mundo, por isso o preço do Invisalgn é o mais caro do mercado.
Mas atualmente existem várias marcas de alinhadores invisíveis no mercado cada qual com sua característica e forma de pagamento. (Caso tenha mais dúvidas sobre os alinhadores invisíveis veja nosso outro artigo neste blog http://blog.alieninja.com.br/invisalgn-o-aparelho-ortodontico-invisivel/)
7. Aparelho Funcionais
São aparelhos que utilizam a força motriz dos músculos, do sistema estomatognático, para sua ativação e geração de resultado. Podem ser fixos ou móveis dependendo da indicação clínica.
São indicados para crianças em idade de crescimento ósseo com finalidade de corrigir alguma diferença de desenvolvimento entre a maxila e mandíbula.
O aparelho mais conhecido é o AEB (aparelho extra bucal) mais popularmente conhecido como o “freio de burro”.
Conclusão
Com tantas opções fica realmente difícil de entender qual a melhor delas. Se quiser se aprofundar mais no assunto acompanhe o blog regularmente ou clique no link https://www.voito.com.br/#atendimento, marque uma consulta conosco e tire suas dúvidas presencialmente.